quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO TRADICIONAL BRIGADEIRO

O Brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral. 

Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. 

Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado.

Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato.

Diz a lenda que, antes de se charmar brigadeiro, o doce de leite condensado, chocolate, manteiga e gemas tinha outro nome, negrinho. E teria sido inventado no Rio Grande do Sul, onde, até hoje, é o único estado do Brasil que ainda chama  brigadeiro de negrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você segue meu blog e eu não sigo o seu de volta, me avise! Idem o link de seu blog. Acredito muito na troca e no ato de compartilhar o que é bom.

Sua opinião será lida com atenção.
Caso haja alguma dúvida, não hesite e pergunte.
Críticas são válidas desde que o texto tenha sido lido com atenção.
Para entrar em contato com a autora do blog: brigadeironline@gmail.com

Obrigada por comentar no Brigadeiro Online.
Beijos com sabor de Brigadeiro!!!
Volte Sempre